CÓD 399 - PBH EDUCAÇÃO - 1º E 2º CICLOS - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS


 Curso Online

Prefeitura de BH Educação 1º e 2º Ciclos Anos Iniciais – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS


TODAS AS AULAS DISPONÍVEIS PARA INÍCIO IMEDIATO!
* Aulas foram gravadas durante o curso transmitido ao vivo.


Carga Horária aproximada: 51 h /aula


As aulas ficam disponíveis gravadas na área do aluno por 1 ano.

OBS: Este curso não contempla os conhecimentos Políticos Pedagógicos.

Equipe de professores: 
Discursiva: Hélio de Siqueira (teoria sobre questão discursiva)
Conhecimentos específicos: Rosani Siqueira, Gleice Emerick, Consuelo Ribeiro; Adriana Piva; Alice Moreira
 
Diferenciais do Curso Fátima Soares:
22 anos de experiência em concursos da área de educação
Atendimento personalizado;
Professores especializados;                             
Aulas direcionadas; 

  • Por R$ 497,00
    em até 6x sem juros no cartão

 

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Prefeitura de BH Educação 1º e 2º Ciclos Anos Iniciais – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS


TODAS AS AULAS DISPONÍVEIS PARA INÍCIO IMEDIATO!
* Aulas foram gravadas durante o curso transmitido ao vivo.


Carga Horária aproximada: 51 h /aula


As aulas ficam disponíveis gravadas na área do aluno por 1 ano.

OBS: Este curso não contempla os conhecimentos Políticos Pedagógicos.

Equipe de professores: 
Discursiva: Hélio de Siqueira (teoria sobre questão discursiva)
Conhecimentos específicos: Rosani Siqueira, Gleice Emerick, Consuelo Ribeiro; Adriana Piva; Alice Moreira
 
Diferenciais do Curso Fátima Soares:
22 anos de experiência em concursos da área de educação
Atendimento personalizado;
Professores especializados;                             
Aulas direcionadas; 

Carga Horária: Aproximadamente 51 h/aula
Curso completo disponível para início imediato!

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1. As múltiplas facetas do processo de alfabetização e letramento.
Objetivo do item: Compreender a alfabetização e o letramento como processo multifacetado no qual se destacam três principais facetas de inserção e participação no mundo da escrita: as facetas linguística, interativa e sociocultural da língua escrita.
2. Eixos estruturantes e práticas pedagógicas de alfabetização e letramento.
Objetivo do item: Compreender os eixos estruturantes do processo de alfabetização (produção de textos, cultura escrita, leitura e apropriação do sistema de escrita alfabética), com foco em atitudes favoráveis à cultura escrita, como base para a organização das práticas pedagógicas voltadas para a aquisição da língua escrita, pautadas na compreensão leitora e na produção de textos em situações significativas para os estudantes dos anos iniciais de ensino fundamental.
3. Psicogênese da escrita.
Objetivo do item: Demonstrar domínio teórico-metodológico da compreensão psicogenética do processo de apropriação da escrita pelos sujeitos, a partir da construção/reconstrução de hipóteses formuladas com base em conhecimentos prévios e interações socioculturais com o mundo grafocêntrico, que revelam as fases/níveis de desenvolvimento da criança (e dos adultos) no processo de alfabetização.
4. Letramento literário e trabalho com a literatura na escola.
Objetivo do item: Compreender a necessidade de promover o contato do leitor com obras literárias, a constituição de comunidades leitoras, a diversificação do repertório literário e a realização de atividades de leitura como ações fundamentais para a efetivação da prática pedagógica do letramento literário na escola, com o objetivo de assegurar a apropriação da linguagem literária e a formação do leitor literário.
5. Cultura escrita digital e processo de alfabetização e letramento. Objetivo do item: Compreender o processo de alfabetização e letramento em ambientes digitais e multimodais como formas de ler e escrever relacionadas às demandas da escrita e seus diversos suportes (impressos ou digitais), percebendo como as inovações tecnológicas influenciam as formas simbólicas e materiais de apropriação da leitura e da escrita, bem como a formação docente e as práticas pedagógicas.
6. Organização do trabalho com a alfabetização e letramento: planejamento, avaliação educacional e acompanhamento da aprendizagem.
Objetivo do item: Compreender a avaliação diagnóstica e formativa dos estudantes, a elaboração do planejamento e a organização didática e pedagógica como ações fundamentais para o trabalho com a alfabetização e letramento na escola, considerando os eixos/práticas e as capacidades a serem desenvolvidas pelos alfabetizandos, bem como a organização dos tempos/espaços e da materialidade necessária ao processo de apropriação da leitura e da escrita.
7. Alfabetização Matemática e Numeramento: o ensino da matemática, o brincar e o uso de jogos pedagógicos.
Objetivo do item: Compreender a importância da alfabetização matemática e do numeramento para que os estudantes desenvolvam a capacidade de utilizar competências, ferramentas, conceitos, procedimentos e fatos matemáticos para solucionar demandas práticas do cotidiano, como resolver problemas, interpretar e analisar informações apresentadas em gráficos, diagramas, tabelas, entre outras formas de representação matemática de dados e Demonstrar conhecimentos metodológicos sobre a proposição de situações-problema instigantes e desafiadoras, utilizando recursos didáticos como malhas quadriculadas, ábacos, jogos, livros, vídeos, calculadoras, planilhas eletrônicas e softwares de geometria dinâmica, com o objetivo de levar os estudantes a utilizar o pensamento lógico na construção de hipóteses e estratégias para a apropriação de conceitos e procedimentos matemáticos referentes a números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.
8. Ensino e aprendizagem de conhecimentos sobre Ciências Naturais e Humanas.
Objetivo do item: Demonstrar conhecimentos metodológicos sobre a elaboração de propostas pedagógicas interdisciplinares voltadas para o ensino e a aprendizagem de temas relativos ao mundo físico e biológico, à cultura corporal do movimento, às formas de expressão artística e cultural, à história do Brasil, incluindo o estudo das culturas afro-brasileira e indígena.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
BELO HORIZONTE. Secretaria Municipal de Educação. Proposições Curriculares Ensino Fundamental. Língua Portuguesa. Belo Horizonte: SMED, 2009. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1sD7LJbKL-hw9l5Kf9MrNp6tlTZo_IyDu/view. Acesso em: 03/05/2021.
BELO HORIZONTE. Secretaria Municipal de Educação. Proposições Curriculares Ensino Fundamental. Matemática. Belo Horizonte: SMED, 2009. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1u5iD-7YLfFLTRbQIRXP3WpQYuJ7d0vcn/view. Acesso em: 03/05/2021.
BELO HORIZONTE. Secretaria Municipal de Educação. Proposições Curriculares Ensino Fundamental. Geografia. Belo Horizonte: SMED, 2009. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Nc9qGVds9eUZA1QUnPzlQ-Gp8vwc_ryd/view. Acesso em: 03/05/2021.
BELO HORIZONTE. Secretaria Municipal de Educação. Proposições Curriculares Ensino Fundamental. História. Belo Horizonte: SMED, 2009. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1qywiAdoc9GZjXOQhbWS8q3E3EiNeCYIE/view. Acesso em: 03/05/2021.
BELO HORIZONTE. Secretaria Municipal de Educação. Proposições Curriculares Ensino Fundamental. Ciências. Belo Horizonte: SMED, 2009. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/13RydxxyVRiO6ThRKq1uLhx2eJmA1KJ3-/view. Acesso em: 03/05/2021.
BELO HORIZONTE. Secretaria Municipal de Educação. Proposições Curriculares Ensino Fundamental. Arte. Belo Horizonte: SMED, 2009. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1RnxUTtbSEfL-67Z8UndzdRGrCBO6ljor/view. Acesso em: 03/05/2021.
COSCARELLI, Carla Viana. Perspectivas culturais de uso de tecnologias digitais e a educação. Revista Brasileira de Alfabetização - ABAlf. Belo Horizonte, MG | v. 1 | n. 8 | p. 33-56. jul./dez. 2018. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/issue/view/11. Acesso em: 05/02/2021.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e Prática. São Paulo: Contexto, 2006.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; SILVA, Ceres Salete Ribas de. A organização do trabalho de alfabetização na escola e na sala de aula. Coleção Alfabetização e Letramento. Ceale, 2005. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf. Let.%2007%20Organizacao_trabalho.pdf. Acesso em: 05/02/2021.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira; GLÓRIA, Julianna Silva. Multimodalidade na alfabetização: usos da leitura e da escrita digital por crianças em contexto escolar. Revista Brasileira de Alfabetização - ABAlf. Belo Horizonte, v. 1, n. 8, p. 57-84, jul./dez. 2018.
PANIZZA, Mabel (org.). Ensinar Matemática na educação Infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Trad. Antonio Feltrin. Porto Alegre: Artmed, 2006.
RIBEIRO, Ednéia; AMARAL, Maria Cristina Fontes; JENEVIAN, Nilcéia B. Práticas de leitura e escrita na transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental: possíveis continuidades. In: MICARELLO, Hilda; SCHAPPER, Ilka; LOPES, Jader J. M. (orgs.) Itinerários investigativos: Infâncias e Linguagens. Juiz de Fora: UFJF, 2012. p. 35-52.
MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de Escrita Alfabética: como eu ensino. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
SOARES, Magda B. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação - Jan /Fev /Mar /Abr No 25. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf. Acesso em: 05/02/2021.
Alfabetização: o método em questão. In: SOARES, Magda B. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016. p.15-54
Fases do desenvolvimento no processo de aprendizagem da escrita. In: SOARES, Magda B. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016. p. 55 - 86
Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
SMOLE, Katia; DINIZ, Maria; CÂNDIDO, Patrícia. Jogos de matemática de 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SMOLE, Katia; DINIZ, Maria. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
ARNONI, Maria Eliza Brefere. Metodologia da Mediação dialética e o ensino de conceitos científicos. In: XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, PUCPR, Curitiba.
ARNONI, Maria Eliza Brefere. Trabalho educativo e mediação dialética: fundamento teóricofilosófico e sua implicação metodológica para a prática. In: Seminário Internacional de Educação - Teorias e políticas, 2003, UNINOVE, São Paulo, SP. CD-ROM, Seminário Internacional de Educação - Teorias e políticas, ISBN: 85-89852-03-2.
FERREIRA, A.; OLIOSI, E. C. A importância do ensino de ciências da natureza integrado a história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 22, p. 195–204, 2013.
FORQUIN, Jean Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FORQUIN, Jean Claude. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria e Educação, Porto Alegre, n.5, p. 28-49, 1992.
GERHARDT, Eliane. Ábaco - Construindo noção de número inteiro e realizando adição e subtração. Revista do Professor. Porto Alegre; ano 23; número 92; out/dez 2007.
GROSSI, Ester Pillar. Didática de alfabetização, Volumes 1, 2 e 3. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1990.
HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: Mito & Desafio. São Paulo: Mediação, 2000.
KLEIMAN, Angela B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995. São Paulo, Contexto, 2008.
LOCH, Valdeci Valentim. Jeito de avaliar. Curitiba: Renascer, 1995.
MARTINS, A. F. P. Ensino de ciências: desafios à formação de professores. Revista Educação em Questão, v. 23, p. 53–65, 2005.
MATOS, João Felipe. Aprender Matemática hoje. Público, 2001.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SFORNI, Marta Sueli de Faria. Aprendizagem conceitual e organização do ensino: contribuições da teoria da atividade. 2003. 144 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas*, 2003.Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita.

EDUCAÇÃO

CURSOS PREPARATÓRIOS PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO

CLÁUSULA 1ª – DO OBJETO– DO OBJETO:

a) A Ideal Solucoes LTDA, CNPJ 152953260001/60, denominada “CONTRATADA”, fornecerá ao, “CONTRATANTE”, por meio da plataforma de ensino disponível na “ÁREA DO ALUNO” no site e aplicativo da CONTRATADA, conteúdos referentes a cursos preparatórios para exames em geral, conforme as condições dispostas neste instrumento.

b) O programa do curso escolhido pelo CONTRATANTE, bem como o tempo de acesso, estão disponíveis no sítio eletrônico www.idealprepara.com.br.

c)   O CONTRATANTE declara ter lido e ter conhecimento do conteúdo descrito no item anterior.

d) Para aquisição de um produto, o CONTRATANTE deverá se identificar por meio do preenchimento completo dos dados cadastrais exigidos pela CONTRATADA em seu site.

e) Havendo publicação ou alteração no edital referente ao objeto deste contrato, o CONTRATADO se reserva o direito de alterar a programação do curso.

f)  Privilegiando a transparência e para auxiliar o CONTRATANTE, a CONTRATADA buscará destacar na descrição do produto a ausência de determinado conteúdo programático ou a não disponibilização de alguma funcionalidade.

g) A CONTRATADA se reserva no direito de efetuar eventuais modificações nos CONTEÚDOS, a fim de preservar a boa qualidade do material fornecido.

CLÁUSULA 2ª – VISUALIZAÇÃO:

É dada ao aluno a disponibilidade de visualizar 3 (três) vezes cada aula.
Ex.: Se a aula possuir a duração de 1h30, o tempo disponível para visualização será de 4h30. A visualização é contada por tempo assistido, por isso se o aluno assistir os 30 minutos iniciais da aula 02 vezes é contado o total de 1 hora de visualização.

a) indicado o uso de internet com VELOCIDADE MÍNIMA DE 2 Mb/s para acesso às aulas em alta resolução. Ressalta-se que também é POSSÍVEL o acesso com internet de 1 Mb/s em baixa resolução.

b)O CONTRATADO não se responsabiliza pela perda de qualidade no caso de utilização de internet com velocidades menores às recomendadas.

c) Eventual tentativa de dois ou mais acessos simultâneos com o mesmo login e senha à ÁREA DO ALUNO poderá ensejar o bloqueio de seu acesso.

CLÁUSULA 3ª – DIREITOS E OBRIGAÇÕES:

a)    Em caso de força maior, o CONTRATADO poderá substituir o docente responsável pelo curso objeto deste contrato, sem que isto repercuta em ônus ou desconto nos valores ora ajustados.

b)    O CONTRATADO permanecerá à disposição do CONTRATANTE após a assinatura do presente contrato com vistas a proporcionar o suporte necessário em caso de dúvidas quanto ao acesso do conteúdo, bem como para prestar informações e orientações acerca dos aspectos TÉCNICOS relacionados à presente contratação, sempre que requisitado por meio eletrônico, através do link SUPORTE, disponível no sítio eletrônico do CONTRATADO.

c)    É terminantemente vedado ao CONTRATANTE ceder a terceiros o uso de seu usuário (login) e senha, seja de forma gratuita ou onerosa.

d)    A CONTRATADA, caso verifique, por meio do uso de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, que o CONTRATANTE participa de grupos ou sites de rateio, compartilhamento ou (re)distribuição de qualquer CONTEÚDO da CONTRATADA preserva – se o direito de:

·         Suspender preventivamente o acesso do CONTRATANTE à plataforma de ensino, requerendo esclarecimentos para o fato constatado; e,

·         Não sendo apresentado ou sendo insuficientes os esclarecimentos prestados, cancelar definitivamente o acesso do CONTRATANTE à plataforma de ensino, sem a devolução de quaisquer valores.

Cláusula 4ª – DO CONTEÚDO

a)Para ter acesso ao curso CONTRATADO, é necessário prévio cadastro no sítio eletrônico www.idealprepara.com.br, cuja responsabilidade fica a cargo do CONTRATANTE.

b) Após a efetivação da matrícula, o CONTRATADO disponibilizará as aulas referentes ao curso objeto deste contrato no link MINHAS MATRÍCULAS, no sítio eletrônico.

c)Todo o conteúdo disponibilizado para o curso, seja audiovisual ou escrito, é de propriedade exclusiva do CONTRATADO e protegido pela legislação nacional de propriedade intelectual; e fica, desde já, vedada a reprodução, transmissão, divulgação, armazenamento, compartilhamento, exibição ou qualquer forma distribuição, seja total ou parcial.

d)  O CONTRATANTE declara que está adquirindo este curso para seu uso particular e exclusivo, e se compromete, sob as penas da lei, a não fazer nenhuma das práticas vedadas no parágrafo anterior, seja a título oneroso ou gratuito, independentemente de auferir lucro, seja por qual meio for, físico ou eletrônico; bem como, não fazer exibição pública, parcial ou total, e se declara ciente de todas as sanções penais cabíveis, sem prejuízo se responder por todos os danos e prejuízos causados.

e)  O CONTEÚDO é oferecido pela CONTRATADA através da PLATAFORMA e obtido mediante contratos de cessão de direitos autorais e/ou de prestação de serviços firmados com os professores e/ou geradores de conteúdos pedagógicos, sendo estes exclusivamente responsáveis pelo material produzido.

f) Todo CONTEÚDO oferecido pela CONTRATADA é protegido pelas leis de direitos autorais e outras correlatas existentes ou que existirem no ordenamento jurídico.

g) Caso seja constatado o uso indevido do conteúdo do curso objeto deste contrato pelo CONTRATANTE, o CONTRATADO poderá bloquear imediatamente a senha de acesso e o contrato será motivadamente cancelado, sem prejuízo da apuração das perdas e danos causados.

CLÁUSULA 5ª – PAGAMENTO

a) Qualquer desconto eventualmente concedido ao CONTRATANTE terá caráter excepcional e não constituirá compromisso de concessão para outros cursos que o CONTRATANTE pretenda contratar do CONTRATADO.

b) Ao adquirir qualquer produto da CONTRATADA, o CONTRATANTE concorda em se vincular a todas as cláusulas do presente instrumento, bem como com a Política de Privacidade da CONTRATADA.

c) O pagamento pode ser realizados pelo site por cartão de crédito e débito, sendo a operadora CIELO responsável pela captura do pagamento e operação. O parcelamento pode ser realizado em até 6 ( seis ) vezes sem juros.

d) O pagamento por boleto será somente na condição a vista.

f) Outras opções de pagamento podem ser consultadas através do telefone (31) 2514-0203 com a equipe de vendas da CONTRATADA.

CLAUSULA 6ª  DAS RESPONSABILIDADES

a) Caso o CONTRATANTE seja identificado como participante de grupos ou sites de rateio, compartilhamento ou (re)distribuição de qualquer CONTEÚDO da CONTRATADA, esta cancelará o seu acesso à ÁREA DO ALUNO, sem qualquer devolução do valor da compra e sem prejuízo quanto às providências legais cabíveis na defesa dos direitos da CONTRATADA, de seus professores e dos seus legítimos alunos.

b) A CONTRATADA se reserva no direito de efetuar eventuais modificações nos CONTEÚDOS, a fim de preservar a boa qualidade do material fornecido.

c) As datas limites de acesso aos CONTEÚDOS por parte do CONTRATANTE divulgadas e disponibilizadas pela CONTRATADA são improrrogáveis.

CLAUSULA 7ª - DO CANCELAMENTO

a). Por razões comerciais, a CONTRATADA se reserva o direito de, a qualquer tempo, cancelar o acesso do CONTRATANTE ao CONTEÚDO de um CURSO, hipótese em que o CONTRATANTE será informado e, caso tenha adquirido exclusivamente este produto, terá o valor da compra integralmente ressarcido.

b) O Aluno poderá exercer, no prazo de 07 (sete) dias, a contar da disponibilização de acesso ao curso selecionado, seu direito de arrependimento, previsto no artigo 49 da Lei 8.098/1990 (Código de Defesa do Consumidor), desde que não tenha assistido a mais de 30% (trinta por cento) do conteúdo do curso que estiver disponibilizado na íntegra ou em caso do curso estar incompleto a porcentagem se baseara no total previsto de horas disponíveis na apresentação do curso.

c) Não haverá restituição para cancelamentos após os 07 (sete) dias da aquisição;

d) solicitação de cancelamento deverá ser realizada exclusivamente pelo site www.idealprepara.com.br, o aluno deverá acessar sua área do aluno e preencher o campo "MINHAS SOLICITAÇÕES". As solicitações terão como marco temporal a data e hora da realização da primeira solicitação via área do aluno.

e)Estorno será realizado pela operadora CIELO nas compras realizadas por cartão de crédito, débito ou link de pagamento.

   A contratada se reserva o prazo de até 15 dias para solicitar a operadora CIELO o estorno de pagamento, sendo prazos posteriores a solicitação pela CONTRATADA geridos pela CIELO e bancos parceiros.

    Estorno de pagamentos realizados por boleto, depósito, dinheiro, PIX, transferência serão realizados em até 15 dias por depósito na conta do titular do CPF cadastrado no momento da matrícula.

 

 


Aula dia 21/11 - Rosani (Parte 1)

Aula dia 21/11 - Hélio (Parte 2)

Aula dia 19/12 - Consuelo (Parte 1)



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