Novo concurso da Polícia Civil de Minas Gerais em 2024

Quinta-Feira, 21 de Março de 2024

Novo concurso da Polícia Civil de Minas Gerais em 2024.

 

A Polícia Civil de Minas Gerais está avançando nos preparativos para um novo concurso ainda em 2024. O Governo de Minas, através do Comitê de Orçamento e Finanças (Confin), autorizou a abertura do concurso público da PCMG para preencher 255 vagas. Essas vagas se distribuem da seguinte forma: 54 para delegado de polícia, 165 para investigador de polícia, 26 para perito criminal e dez para médico-legista. Após a autorização, o próximo passo é o processo de contratação da banca organizadora, que será responsável pela realização do concurso, sob a coordenação da Academia de Polícia Civil.

No último edital para a PCMG, lançado em 2021, a Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc) foi a instituição contratada. É relevante ressaltar que o Estado está atualmente sob o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), após adesão autorizada judicialmente. A autorização para o concurso confirma que o RRF não impede o governo de realizar novos concursos e nomeações de servidores. Essa autorização foi possível devido ao compromisso do Governo de Minas com uma gestão fiscal responsável, que permitiu um equilíbrio financeiro mesmo sob o RRF.

O governador Romeu Zema reiterou o compromisso com o Estado e os servidores, afirmou:

"Isso prova que mesmo executando o Plano de Recuperação Econômica, que alivia o pagamento da dívida que nós mineiros herdamos dos governos passados, seguiremos contratando servidores com planejamento e transparência"

 A próxima etapa após a autorização será o processo de contratação da empresa responsável pela realização do concurso, sob a coordenação da Academia de Polícia Civil. A previsão é que o edital do concurso seja publicado no primeiro semestre de 2024.

O governador Romeu Zema reafirmou o compromisso com o Estado e os servidores. "Isso prova que mesmo executando o Plano de Recuperação Econômica, que alivia o pagamento da dívida que nós mineiros herdamos dos governos passados, seguiremos contratando servidores com planejamento e transparência", afirmou.