CÓD. 260 - Secretaria da Educação - SEE/MG


 

 

Este curso atende o edital EDITAL SEE Nº. 07/2017, de 27 de dezembro de 2017 das carreiras de Especialista em Educação Básica e Professor de Educação Básica.

 

O curso abrange todo conhecimento comum a todos cargos.

 

As aulas estão sendo gravadas e serão adicionadas gradativamente com previsão de estar completo até o fim de janeiro.

 

O curso ficará disponível por 6 meses.

 

O aluno começa a assistir imediatamente após adquirir o preparatório.

 

  • Por R$ 447,00
    em até 6x de R$ 74,50

 

Professores:

 

Português:  Prof. Hélio Siqueira

Matemática: Rodrigão

Direitos Humanos e Legislação: Profa. Consuelo Ribeiro

Gestão Escolar: Profa. Gleice Emerick

Base curricular/Inclusão/diversidade: Profa. Rosani Siqueira

Literatura: (professor Alfredo Lima)


Base Nacional Comum Curricular e proposta curricular para o ensino médio 2005 (SEEMG) e Pacto nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Currículo na Perspectiva da Inclusão e da Diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e o Ciclo da Alfabetização. Caderno 01/MEC, SEB, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC.SEB,2015

 

 

Português/Literatura

 

I - Textos: interpretação e compreensão de textos. II - Língua e Linguagem: As funções da linguagem; texto narrativo; texto descritivo; texto dissertativo; discurso direto, indireto e indireto livre; o gênero poético e as figuras de linguagem. III - Fonética - fonologia: Fonemas: vogais, consoantes e semivogais; encontros vocálicos, consonantais e dígrafos; Sílabas. IV - Ortografia: Correção ortográfica; acentuação gráfica; divisão silábica. V - Morfologia: Estrutura e formação de palavras; morfemas, afixos; processos de formação de palavras; classes gramaticais: identificação, classificações e emprego. VI - Sintaxe: Frase, oração e período; período simples - termos da oração: identificação, classificações e emprego. VII - Literatura: Denotação e conotação; conceituação de texto literário; gêneros literários; periodização da literatura brasileira; estudo dos principais autores dos estilos de época.

 

 Matemática

 

O Concurso para Professor de Educação Básica da SEE-MG deverá avaliar o conhecimento do candidato frente aos Conteúdos Básicos da Matemática fundamentais para o exercício da profissão docente. Assim o candidato deverá demonstrar conhecimento em: I - NÚMEROS E OPERAÇÕES: cálculo aritmético II - ÁLGEBRA E FUNÇÕES: proporcionalidade, sequências e raciocínio lógico III - GRANDEZAS E MEDIDAS: estimativas e noções de medições IV - ESPAÇO E FORMA: deslocamentos e movimentos no plano e no espaço V - TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Leitura e representação da informação em Gráficos, Tabelas e Pictogramas

  

Direitos humanos


Lei nº 8.069, De 13 de Julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

Resolução nº 217 da 3ª Assembleia Geral da ONU, de 10 de dezembro de 1948 (Declaração Universal dos Direitos Humanos).

PARECER CNE/CP Nº: 8/2012.

Resolução CNE/CP nº 1, de 30 de maio de 2012 - Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

DECRETO Nº 7.037, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2009. Aprova o Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3 e dá outras providências. Eixo Orientador V: Educação e Cultura em Direitos Humanos.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos.

Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos / Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. – Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007. 76 p.

 LEI Nº 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.

Parecer CNE/CEB Nº16/2012, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.

Resolução SEEMG nº 2197 de 26/10/2012 (Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais e dá outras providências).

Resolução SEEMG nº 2807 de 29/10/2015 (Altera Art. 78 da Resolução SEE/MG nº 2197/2012). Decreto Estadual nº 47.227 de 02/08/2017 (Institui a Educação Integral e Integrada no ensino público de Minas Gerais).

Resolução SEE nº3658, de 24 de novembro de 2017, institui as Diretrizes para a Organização da Educação Escolar Quilombola no Estado de Minas Gerais

RESOLUÇÃO Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Resolução 68/237 da ONU. Proclamação da Década Internacional de Povos Afrodescendentes.

Resolução nº 2.820, de 11 de dezembro de 2015. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Resolução nº 3.019, de 16 de dezembro de 2016. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Resolução Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica nº 1, de 03 de abril de 2002. Parecer do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica nº 36/2001, homologada por despacho do Ministro da Educação em 12/03/2002 e publicada no Diário Oficial da União em 13/03/2002 – Seção 1, página 11

Parecer do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica nº 23/2001, aprovada em 12 de setembro de 2007. Parecer do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica nº 3/2008, aprovada em 18 de fevereiro de 2008. Resolução do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica nº 2/2008, aprovada em 28 de abril de 2008.

 

Gestão escolar

 

LÜCK, Heloisa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Editora Vozes. Petrópolis. 2006.

______. Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional. Editora Vozes. Petrópolis. 1995.

 ______. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teóricos-metodológicos. Editora Vozes. Petrópolis. 1995.

VASCONCELOS. Celso dos S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: Do Projeto Político-Pedagógico ao cotidiano da sala de aula: São Paulo, Libertad Editora, 2007.

_______. Planejamento: projeto de ensino –aprendizagem e projeto político pedagógico. Coleção Cadernos Pedagógicos. São Paulo, Libertad Editora, 2005.

_______. Avaliação da Aprendizagem: práticas e mudanças – por uma práxis transformadora. Coleção Cadernos Pedagógicos. São Paulo, Libertad Editora, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa: São Paulo, Paz e Terra, 2002.

_______. Pedagogia dos sonhos possíveis. Editora UNESP. São Paulo. 2001.

MOLL, J. et al. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.

 

EDUCAÇÃO

CURSOS PREPARATÓRIOS PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO



Quer saber mais sobre este produto? Deixe aqui seus dados que ligamos para você!

* Todos os campos são obrigatórios.

TURMAS DISPONÍVEIS DO CURSO
Verifique as informações das turmas disponíveis para o curso e clique em realizar matrícula para iniciar seu processo de matrícula.