Apostila PBH Educador Infantil


Dados da Apostila:
749 Páginas
Aproximadamente 1.000 exercícios

MÓDULO I – CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA
1. Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna.
2. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português.
3. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos.
4. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual.
5. Ortografia.
6. Acentuação gráfica; emprego do sinal indicativo de crase; pontuação. 6. Estilística: figuras de linguagem.
7. Reescritura de frases: substituição, deslocamento, paralelismo. Variação linguística: a norma-padrão.

INFORMÁTICA BÁSICA (PARA DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS)
1. Utilização de diferentes linguagens midiáticas para desenvolvimento das práticas educativas.
2. Apropriação tecnológica.
3. Compreensão dos usos das tecnologias e da cultura digital no cotidiano escolar.
4. Promoção de práticas pedagógicas, reflexivas, colaborativas e dialógicas utilizando recursos tecnológicos.
5. Papel e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação.
6. Letramento digital.
7. Uso da tecnologia para ensinar, aprender e pesquisar.

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
1. Constituição Federal de 1988 – Capítulo III, Seção I – da Educação.
2. Lei nº 9.394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e suas alterações.
3. Resolução CNE/CP nº 02/2017, institui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
4. Lei Federal nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente.
5. Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
6. Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/2008 – História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
7. Resolução CME/BH nº 001/15 – Fixa normas para o funcionamento de instituições de educação infantil do Sistema Municipal de Ensino de Belo Horizonte (SME/BH).

MÓDULO II – CONHECIMENTOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
1. Concepções e tendências pedagógicas contemporâneas.
2. Relações socioeconômicas e político-culturais da educação.
3. Educação em direitos humanos, democracia e cidadania.
4. A função social da escola; inclusão educacional e respeito à diversidade.
5. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
6. Didática e organização do ensino.
7. Saberes, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem.
8. Novas tecnologias da informação e comunicação, e suas contribuições com a prática pedagógica.
9. Projeto político-pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino.

PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER
1. Pedagogia da Infância: as diferentes dimensões humanas e os direitos da criança.
2. Didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais.
3. Alfabetização e letramento.
4. Linguagem oral e escrita.
5. Produção de textos.
6. Precursores e seguidores da Literatura Infantil no Brasil.
7. Processos cognitivos na alfabetização.
8. A construção e desenvolvimento da leitura e escrita.
9. A formação do pensamento lógico da criança.
10. O ambiente alfabetizador e as dificuldades de aprendizagem. A alfabetização nos diferentes momentos históricos. A função social da alfabetização. As etapas do processo de alfabetização. A importância da consciência fonológica na alfabetização. A tecnologia a favor da alfabetização. A perspectiva infantil na fase da alfabetização.
11. A função social da escola pública contemporânea.
12. Desenvolvimento da motricidade, linguagem e cognição da criança.
13. A interação, brincadeira e o desenvolvimento infantil.
14. A construção do número no pensamento da criança: ordenação, seriação, classificação.

EDUCAÇÃO INFANTIL
Fundamentos de Educação Infantil. Aspectos Pedagógicos: saberes e fazeres na Educação Infantil. Experiências escolares. Espaços, tempos e materiais. Proposições Curriculares para a Educação Infantil: concepções que sustentam as proposições curriculares. A criança como foco do processo educativo. Valorização da diversidade. Promoção da igualdade étnico-racial. Inclusão da criança com deficiência. Interação com famílias e comunidade. A criança como sujeito competente e de direitos. A Infância de 0 a 5 anos de idade: as múltiplas infâncias na Educação Infantil. A organização por ciclos na Educação Infantil. O primeiro ciclo da Educação Infantil – crianças de 0 a 2 anos. O segundo ciclo da Educação Infantil – crianças de 3 a 5 anos de idade. As intenções educativas do município de Belo Horizonte e o desenvolvimento de habilidades.

QUESTÃO DISCURSIVA


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