A273/A275 – Prefeitura de Santa Luzia/MG
Professor Prefeitura
de Santa Luzia – Cargo Educação Básica II – PEB II (Conteúdo Completo )
Dados
da Apostila : 812 Páginas
?Mais
de 800 Exercícios
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MATEMÁTICA/RACIOCÍNIO LÓGICO – NÍVEL
SUPERIOR
Números
inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação
fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção.
Porcentagem. Regra de três simples. Números reais: operações e propriedades.
Mínimo Múltiplo Comum e Máximo Divisor Comum: propriedades e problemas.
Múltiplos e divisores de um número. Álgebra: expressões algébricas, frações
algébricas. Monômios e polinômios: operações e propriedades. Produtos notáveis
e fatoração. Equação de 1° grau e do 2° grau. Inequações do 1° e 2° graus.
Sistemas de equações do 1° e 2° graus. Problemas que envolvem álgebra,
equações, inequações e sistemas do 1° ou do 2° graus. Leitura de gráficos e
tabelas. Média Aritmética e Ponderada. Funções: função afim, quadrática,
modular, exponencial e logarítmica. Gráficos, propriedades e problemas
envolvendo funções afim, modular, quadrática, exponencial e logarítmica.
Sequências e Progressões: Progressão Aritmética e Geométrica. Propriedades e
problemas envolvendo PA e PG. Soma dos termos de uma PA e uma PG. Sistema
métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre
grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico. Resolução de situações
problema. Geometria Plana: Ângulos, retas paralelas, estudo dos polígonos e
polígonos regulares. Triângulo: teoremas dos ângulos internos e externos.
Estudo do triângulo retângulo; relações métricas no triângulo retângulo;
relações trigonométricas (seno, cosseno e tangente); Teorema de Pitágoras.
Quadriláteros: propriedades dos trapézios e paralelogramos. Círculo e
circunferência: ângulos e propriedades. Áreas e perímetros de figuras planas e
volume de sólidos. Ciclo trigonométrico – trigonometria no círculo: funções
trigonométricas. Sistemas Lineares, Matrizes e Determinantes. Operações,
propriedades e problemas envolvendo sistemas lineares, matrizes e
determinantes. Poliedros, prismas e pirâmides: propriedades, áreas laterais e
totais, volume e problemas. Relação de Euler. Corpos redondos: propriedades,
áreas e volumes. Análise combinatória: princípio multiplicativo, permutações,
arranjos e combinações. Problemas envolvendo análise combinatória.
Probabilidade e Estatística. Números Complexos: operações e propriedades.
Matemática Financeira: percentagem, juros simples e compostos. Problemas
envolvendo matemática financeira. Raciocínio lógico: diagramas lógicos.
Conectivos e Tabelas verdade. Proposições e Silogismos. Correlacionamento de
dados e informações. Sequências não numéricas. Teoria dos Conjuntos.
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CONHECIMENTOS GERAIS/LEGISLAÇÃO
Constituição
Federal
Lei
Orgânica Municipal A104 pág 131 a 164
Estatuto dos Servidores (Lei n° 1.474/1991)
Estatuto dos Servidores (Lei n° 2.819/2008)
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INFORMÁTICA
Conceitos
básicos de operação de microcomputadores. Conceitos básicos de operação com
arquivos em ambiente de rede Windows. Conhecimentos básicos e gerais de Sistema
Operacional: Microsoft Windows, Microsoft Office 97- 2003 ou superior. Word,
Excel, Internet e PowerPoint. Noções básicas de operação de microcomputadores e
periféricos em rede local. Conhecimento de interface gráfica padrão Windows.
Conceitos básicos para utilização dos softwares do pacote Microsoft Office,
tais como: processador de texto, planilha eletrônica e aplicativo para
apresentação e Excel. Conhecimento básico de consulta pela Internet e
recebimento e envio de mensagens eletrônicas. Backup. Vírus. Sugestões
Bibliográficas: Livros e apostilas inerentes à área.
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LÍNGUA PORTUGUESA – NÍVEL SUPERIOR
Leitura,
compreensão e interpretação de textos e gêneros textuais diversos. Tipologias
textuais e Gêneros textuais. Vocabulário: sentidos denotativo e conotativo,
sinonímia e antonímia, homonímia, paronímia e polissemia, vocabulário
especializado (terminologias). Linguagem Literal e Linguagem Figurada. Figuras
de Linguagem. Funções da Linguagem. Intertextualidade e tipos de
intertextualidade. Variantes linguísticas, linguagem oral e linguagem escrita,
formal e informal e gíria. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica.
Fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafos e implicações na divisão
de sílabas. Regras de acentuação gráfica. Crase. Pontuação: emprego de todos os
sinais de pontuação. Classes de palavras: classificações e flexões. Morfologia
e flexões do gênero, número e grau. Termos da oração: identificação e
classificação. Processos sintáticos de coordenação e subordinação;
classificação dos períodos e orações. Concordâncias nominal e verbal. Regências
nominal e verbal. Estrutura e formação das palavras. Redação oficial: ata,
memorando, ofício, protocolo, edital. Sugestões Bibliográficas: CEGALLA,
Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo:
Companhia Editora Nacional, 2020. CIPRO NETO, Pasquale; INFANTE, Ulisses.
Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Scipione, 2008 (Nova Edição,
conforme o Acordo Ortográfico). CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley. Nova gramática
do português contemporâneo. 7. Ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2017. BECHARA,
Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 39 Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,
2019. MARCUSHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e
compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. CEREJA, William e COCHAR, Thereza.
Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e
projetos. 4 Ed. São Paulo: Saraiva, 2019. Manual de Redação da Presidência da
República: Parte I – As Comunicações Oficiais – Capítulos I e II. Site: 23 http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-darepublica/manual-de-redacao.pdf
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CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Orientações didáticas para o
ensino da Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e
Geografia. Princípios Metodológicos de Educação. Atendimento à diversidade no
desenrolar do currículo voltado para a inclusão escolar. Parâmetros Curriculares
Nacionais - Princípios e Fundamentos: Organização do conhecimento escolar;
Áreas e Temas Transversais: Objetivos, conteúdos, métodos, seleção de material
didático. Processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Linguagem e
alfabetização: a leitura e a escrita. O processo pedagógico: planejamento,
desenvolvimento e avaliação. História Geral: História do Brasil, 1ª e 2ª guerra
mundial, O Brasil no contexto do mundo atual, Era Vargas.
Lei nº 9.394, de
20 de dezembro de 1996.
Lei no 13.005, de
25 de junho de 2014.
Lei nº 9.131 de
25 de novembro de 1995.
Lei no
10.172/2001.
Lei nº 4.024 de
20 de dezembro de 1961.
BARCO, Frieda Liliana
Morales. Era uma vez na escola: formando educadores para formar leitores. Belo
Horizonte: Formato, 2001 (Série Educador em Formação).
BRASIL. Secretaria de
Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 1ª a 4ª séries.
Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ensino Fundamental
de 9 anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade.
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação, 2007.
BIZZO, Nélio. Ciências:
fácil ou difícil? 2.ed. São Paulo: Ática, 2002.
CAGLIARI, Luis Carlos.
Alfabetizando sem o ba-be-bibu. São Paulo: Scipione, 1998.
DEBORTOLI, José Alfredo O.
Múltiplas Linguagens. In. CARVALHO, Alysson, SALLES, Fátima e GUIMÃRES, Marília
(orgs.). Desenvolvimento e Aprendizagem. Belo Horizonte: UFMG, 2002, p. 73-88.
Disponível em Acesso em: 06 mai.2010.
D'AMBROSIO Ubiratan.
Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte:
Autêntica, 2002.
DIONÍSIO, Ângela P.,MACHADO,
Ana Rachel, BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.) Gêneros textuais e ensino. Rio
de Janeiro: Lucerna, 2002.
FREITAS, José Luiz M. e
BITTAR, Marilena. Fundamentos e Metodologias de Matemática para os ciclos
iniciais do ensino fundamental. Campo Grande: Ed. UFMS, 2004.
GARCIA, Regina Leite (org.)
Novos olhares sobre a alfabetização.
MAUÉS, Ely; LIMA, Maria
Helena Caixeta de Castro. Atividades investigativas nas séries iniciais.
Presença Pedagógica. v. 12, n. 72, nov/dez/2006.
PENTEADO, Heloísa Dupas.
Metodologia do ensino de História e Geografia. A265 PÁG 461
KAMII. Constance. A criança
e o número. 31. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. A265 PÁG 481
SMOLKA, Ana Luiza
Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo
discursivo. São Paulo: Cortez, 2008. A265 PÁG 485
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo
Horizonte: Autêntica, 1998.